quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Câncer de boca



Inchaço na parte interna da boca.
O câncer de boca ocorre nos lábios inferiores, dentro da boca, garganta, amígdalas e ainda nas glândulas salivares. Normalmente ocorre em fumantes e se acentua quando esse também é alcoólatra, porém pode acontecer em não fumantes, com idade igual ou superior a 40 anos; má higienização bucal e próteses dentárias mal ajustadas, acometendo em maior número pessoas do
sexo masculino.

A doença se manifesta com feridas na boca que demoram muito para cicatrizar, ulcerações superficiais indolores, manchas de coloração avermelhada ou esbranquiçada nos lábios, inchaço ou caroço na bochecha, dormência na boca, perda da sensibilidade, dificuldade em mastigar, engolir e até falar.

Quando detectado precocemente pode-se tratar com quimioterapia ou radioterapia, porém, após o avanço da doença é importante fazer a cirurgia para a remoção do local infectado.

Para prevenir o câncer de boca é necessário manter a boca sempre limpa, consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano e evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas. É importante também utilizar filtro solar nos lábios e chapéus de abas longas para evitar o aparecimento da doença nos lábios.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates